Your Custom Text Here
PINDORAMA
“As abelhas antes de Cabral”
As Abelhas nativas brasileiras
Quando pensamos em abelhas, vem em mente, as abelhas Apis Melíferas, abelhas europeias e africanas, aquelas com ferrão. As abelhas nativas brasileiras não possuem ferrão, ou melhor, possuem mas são atrofiados e não geram perigo às pessoas.
O Brasil possui aproximadamente 300 espécies de abelhas sociáveis catalogadas. É a maior diversidade no mundo desse tipo de abelha; Abelhas Uruçus, Jataís, Manduris, Mandaguaris, Mandaçaias, Tiúbas, Jandaíras, Guaraipos, Tubunas, entre outras...
Cada espécie produz um mel específico. Temos méis para todos os gostos. Mais doces, mais azedos, uns mais fermentados que outros e até um mel levemente salgado que é o caso da abelha Borá. Cada bioma (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) possuem suas espécies de abelhas próprias e elas são os principais responsáveis por sua polinização. Cada abelha poliniza aproximadamente 500 flores por dia. Cada colmeia dessas espécies de abelha tem em média 1000 indivíduos. Imagina quantas polinizações apenas uma colmeia faz por ano? E que em toda sua vida, uma abelha produz aproximadamente 1 colher de mel.
Por isso a importância de preservarmos nossas abelhas. Assim também contribuímos para preservação do nosso bioma e consequentemente de nós mesmos.
Conhecer é a melhor forma de preservar.
Pindorama é um meliponário urbano, localizado no bucólico bairro de Santa Teresa e hoje já possui mais de 50 caixas e 8 espécies diferentes de abelhas nativas.
Ao adquirir nossos produtos, você está contribuindo para a preservação das abelhas nativas brasileiras. Toda renda é revertida para o cuidado, manutenção e preservação das espécies.
Nossas abelhas vem trabalhando muito na colheita do néctar, produzindo seu mel e estão felizes em dividir esse líquido tão precioso com vocês. Essa foi a melhor forma que encontramos para vocês fazerem parte desse ciclo tão importante.
Obrigado por fazer parte deste projeto.
Projeto de preservação das abelhas nativas brasileira em um Meliponário urbano no Rio de Janeiro
Projeto de preservação das abelhas nativas brasileira em um Meliponário urbano no Rio de Janeiro
No quintal de sua casa, o artista Ricardo Siri, encontrou inspiração nas abelhas nativas que ali viviam. Fascinado pela riqueza da natureza ao seu redor, ele começou a utilizar materiais produzidos pelas abelhas, como cera e própolis, para criar obras de arte únicas e surpreendentes.
Ao longo dos anos, Siri aprimorou sua técnica e sua conexão com as abelhas, tornando-se uma espécie de artista-polinizador. Sua dedicação ao projeto não se limitou apenas ao aspecto artístico, mas também ao estudo e preservação das abelhas e de seu habitat.
Com o tempo, percebeu que poderia explorar ainda mais a relação entre arte e natureza ao produzir mel a partir do trabalho conjunto com as abelhas nativas. O processo foi meticuloso, garantindo o respeito ao ciclo natural e ao bem-estar das abelhas.
Em 2021, o resultado de anos de esforço e paixão por esse projeto singular culminou em reconhecimento. Siri ganhou o prêmio de 3° melhor mel de abelhas nativas brasileiras em um prestigioso concurso nacional.
Através dessa trajetória, Siri não apenas consolidou sua posição como artista contemporâneo, mas também se tornou um defensor da preservação das abelhas e da biodiversidade. Seu trabalho ecoa como um exemplo de como a arte e a natureza podem se fundir de forma harmoniosa, inspirando outros a valorizar e proteger o meio ambiente que nos cerca.